18198595_1964399570512994_6991729390825060114_n.jpg

Grandes Encontros da Roda
com Celso de Oliveira e Orlando Azevedo  

A Roda de Fotógrafos juntamente com a Lux Gallery promovem seu primeiro workshop com os experientes fotógrafos Celso de Oliveira e Orlando Azevedo. Estes grandes encontros se propõem a criar um espaço para discussão e trocas de aprendizados sobre a produção fotográfica brasileira contemporânea. 

Durante o workshop os participantes terão a oportunidade de entender melhor o processo criativo destes dois fotógrafos e receberão uma leitura de portfolio coletiva de seus trabalhos, bem como acesso a conteúdos exclusivos dos fotógrafos. 

Serão abordados temas como a recente criação do Museu da Fotografia de Fortaleza e o já conhecido Museu da Fotografia de Curitiba, além da discussão do papel das instituições publicas e privadas na valorização e difusão da cultura fotográfica brasileira. 

Os participantes devem ainda trazer um ou dois portfólios de seus projetos, com até 20 fotografias impressas para leitura coletiva dos trabalhos. 

Após workshop haverá um Happy-Hour aberto ao público na Lux Gallery, mesmo local do curso a partir das 19 horas de sábado (06/05). Projeções, Chopps, Música e Sanduiches! Traga seu pen-drive!
 

Celso de Oliveira

Fotografo, começou a atuar em 1975. Carioca radicado em Fortaleza, trabalhou em importantes veículos da imprensa nacional como as revistas Veja e Visão, além dos Jornais O Globo, Meio Dia, O Povo e Diário do Nordeste. Foi laborista e fotografo da Agencia Central de Fotojornalista (primeira agência de fotografia de São Paulo). Trabalhou para agências de publicidade como Ítalo Bianch, MPM, Mark Propaganda, CBC&A, Slogan Criação Ilimitada e For4. Em 1994 fundou a editora Foto-Arquivo Tempo D’Imagem, responsável por grandes publicações na área de fotografia, al-gumas de sua própria autoria: Marde de Luz, A Corte Vai Passar, O Olhar de Cada Um, Brasil Bom de Bola, Visões do Imaginário e Quem Somos Nós, além dos livros editados pela Tempo D’Imagem. As fotos de Celso Oliveira ilustram paginas de ou-tras publicações no Brasil e no exterior: Novas Travessias, Contemporary Brasilian Photografhy, de Maria Luisa Melo Carvalho (1996), CD Tempo de cidades, Nova York, EUA (1996), Verdes Lentes, de Zé do Boni, São Paulo, Brasil (1996), Ceará
Terra da Luz (1996) e Brasil sem Fronteiras. Nos mais de trinta anos de profissão, Celso Oliveira Participou de diversas exposições individuais e coletivas, ganhando reconhecimento nacional e internacional com um trabalho que revela além da paixão pela fotografia o olhar sensível sobre o cotidiano e a cultura do Brasil.

Orlando Azevedo

Nasceu em 1949, na Ilha Terceira, Açores/Portugal. Vive no Brasil desde 1963. Formado em Direito. Dedica-se profissionalmente à fotografia documental em projetos especiais, assim como, à criação autoral, em seu estúdio em Curitiba. Obras em acervo
International Center of Photography , Nova York, Centre Georges Pompidou , Museu Françês de Fotografia/Paris, Museu de Arte de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Instituto Cultural Itaú, Museu de Fotografia Cidade de Curitiba, Empresa Portuguesa das Águas Livres/Lisboa, Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro , Museu Afro Brasileiro, São Paulo , Mon – Museu Oscar Niemeyer ,Curitiba. Fototeca de Cuba, Havana.
Tem obras em várias coleções privadas nacionais e internacionais.
Foi diretor de Artes Visuais da Fundação Cultural de Curitiba (1993 a 1996), criou a Bienal Internacional de Fotografia e o Museu de Fotografia Cidade de Curitiba.
Entre as dezenas curadorias, realizou a I, II e III Bienal Internacional de Fotografia Cidade de Curitiba, e exposição A Revolta, do artista Franz Krajcberg, com mais de um milhão de visitantes durante o ano 1994. Em 2009 lança o livro Haruo Ohara sobre a obra deste fotógrafo emigrante japonês, pioneiro da cidade de Londrina e agricultor.
Livros publicados
Fitas e Bandeiras Venske (1987), Foz do Iguaçu - Nossa Terra (1988), Jardim de Anões (1994), Coleção Coração do Brasil, três volumes: Homem, Terra e Mito (2002), Iguaçu (2002), Sudarium (2004), Brennand (2008), Expedição Coração do Brasil – Paraná (2008) Expedição Coração do Brasil – Paranaguá, Lagamar (2012) e Rio Grande (2014)

 
 

Serviço:
20 vagas
R$ 300,00
Sexta, 5 maio | 19h-22h
Sábado, 6 maio | 9h-18h
Onde: Lux Gallery - Rua Júlia Wanderley, 161 - Mercês, Curitiba/PR

Forma de pagamento: Depósito bancário, cheque ou dinheiro.

Inscrições e mais informações: rodadefotografos@gmail.com
Tel: (41) 3335-2002